sábado, 17 de abril de 2010

Abertura do OP 2011/2012 - Rafael Frois (COMFORÇA Noroeste)


Prezados, segue o discurso que fiz como representante das COMFORÇAS na Abertura do OP 2011/2010. Espero ter atendido minimamente o que temos em Nossas reunioes discutido.

Boa Noite Belo Horizonte! Em especial aos colegas das várias COMFORÇAS da Cidade. Que Tomam pedradas da comunidade pelo Atraso das Obras.

Boa Noite prefeito Marcio Lacerda em Seu Nome comprimento os demais membros da Mesa!

Se me compararem ao seu Argentino da Vila Cachoeirinha e dona Dalila, Que tem uns 15 anos de Orçamento Participativo. Fora o tempo de ativista antes do OP. Eu sou um novato! Eu, e Meus Amigos do Bairro São Salvador Que Estamos ha apenas seis anos no processo.

Nos, jovens ativistas e militantes do Orçamento Participativo não vivemos o período da ditadura militar. Não Sabemos o Que e viver em Uma Sociedade sem Liberdade de Expressão. Não Sabemos o que é viver sem democracia. O Que Sabemos desse período sombrio da historia brasileira, nos contato em Livros, musicas, filmes, Documentários e por relatos orais.

Sabemos que muita gente foi torturada, perseguida e morta Para garantir o Nosso direito de Participar das Decisões Políticas Referentes as cidades . E cabe a nos Proteger e aperfeiçoar as Conquistas.

No Orçamento Participativo somos convidados a contribuir para a chamada democracia participativa. Somos Convidados a pensar a Cidade. A Pensar melhorarias para nossas comunidades. E Seguramente Ao longo dos anos o OP Foi Transformando as comunidades. Basta compararmos Belo Horizonte com outras cidades da Região Metropolitana.

Os bairros Foram Conquistando ao longo dos anos urbanização, escolas, Centros de saúde, etc. Como mudaram Demandas. E Preciso Pensar Um Novo OP . Que leve em Consideração que existem varias Cidades Dentro de Belo Horizonte. Cada Bairro Tem sua demanda. Não se pode ditar uma única Diretriz de OP para toda a cidade. Deve se em Levar em consideração as especificidades de cada comunidade.

Os Equipamentos de Lazer, Esporte e cultura foram cortados do OP desde ano! Um bairro que no passado precisava de um centro de saúde, hoje pode estar precisando de um espaço de convivência. Um bairro que no passado precisava de urbanização hoje pode estar precisando de um centro de cultural.

A recém Criada COMFORÇA Municipal nos dá fôlego para pensarmos um OP Melhor:

- Um OP Com mais recursos;

- Um OP que cumpra o Calendário de EXECUÇÃO das obras (Eu gostaria de Estar com Hoje Aqui Uma faixa de Agradecimento Prefeito ao inves de estar Cartaz de protesto. Nesses seis de OP ainda não vi minhas obras prontas.

- Um OP com mais jovens – Em Belo Horizonte somos 650 mil;

Na regional Noroeste mostramos o poder da Juventude para mobilização virtual (na chamada Web Democracia /Cidadania), Quando contrariamos todas as estatísticas e derrotamos a Alça Sul do Belvedere. Usando as Redes sociais e Novas Mídias sociais. Aprovamos a Obra da Praça São Vicente no OP Digital. E DEPOIS batemos o recorte de Participação Nacional no OP quando colocarmos 5.000 mil Pessoas em uma assembléia para aprovar a UPA Noroeste.

Quanto ao slogam do OP ano Desde “Transformar BH e Uma SUA ESCOLHA” Este Auditório Mostra Que Já Fizemos nossa ESCOLHA! Eu fiz Uma Minha ha 6 anos Atrás EO Seu Argentino há 15 anos.

Boa Noite!


Fonte: http://bairrosaosalvador.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário